sábado, 2 de abril de 2011

Entre sonhos e desejos

Qualquer dia desses – qualquer um, de sua vida – pare ao entardecer, largue o que estiver fazendo. Procure o lugar mais plano, ou mais alto: procure a vista mais limpa que puder. Veja o Sol se pôr. Desde o momento em que ele “toca ao chão” até o momento em que ele se “esconder atrás dele”, pense. Pense no que lhe direi agora.
Quando nascemos, nossa existência modifica a vida das pessoas à nossa volta. Nossa mente ainda carente de informação não associa e nem relaciona a nossa presença e o impacto dela sobre a realidade ao redor. Mas crescemos um pouco, aprendemos a andar e a falar, aprendemos a compreender que existimos. Quando alguém diz: “desde que eu me entendo por gente” refere-se a este momento. E é então que passamos a QUERER. Não fazemos mais apenas pela necessidade, mas também pelo desejo. Desejamos ser astronautas, super-heróis. Como é fértil a imaginação e grandiosa a capacidade de uma criança sonhar? Pois é... o adubo nos falta quando crescemos. O astronauta de nossos sonhos se torna cada vez mais fraco enquanto nossos pés ficam cada vez mais colados ao chão. Ser super-herói se torna uma missão complicada demais para quem ainda tenta descobrir como salvar a si mesmo.
A palavra SONHAR, quando significando o ato de desejar algo, é vaga. Digo vaga, pois as pessoas tornam o ato de sonhar como algo de grandeza numérica singular. “O meu sonho é comprar um carro”. E após comprar o carro, você vai fazer o quê? Seu sonho acabou? Não amigo... você nem ao menos entendeu o que é sonhar.
Querer um carro, uma casa, ou o que seja... isso é desejar. O desejo se caracteriza pela vontade (cuja intensidade varia) de se obter êxito em algo. Desejar apenas alimenta o próprio desejo, é uma bola de neve que cresce sem sair do lugar. A diferença então, entre o querer e o sonhar, bem... sejamos mais holísticos.
Você já pensou em como vai realizar seus desejos? Você já se imaginou correndo atrás daquilo que quer? Então você sonhou. Sonhar não é simplesmente querer chegar a seu objetivo; sonhar é imaginar todo o processo, todo o caminho que te leva até lá. Se você sonha em ter uma vida feliz, você imagina toda a trajetória: você se vê crescendo, tendo filhos... ou simplesmente, saindo por aí “pra ser Jesus numa moto”.
Então, se você sonha com algo, não fique aí parado. Isso é desejar. Para sonhar tem que correr atrás, pois apenas o objetivo alcançado não vai te satisfazer; você precisa olhar para trás, ver todo o longo caminho que percorreu, sentir orgulho de si mesmo e dizer “EU CONSEGUI”.

3 comentários:

  1. ola amigo
    Sua pagina me encaminho para o blog. me tornei um seguidor. parabens pois está bem montado e bons artigos. não deixe de visitar um dos meus
    http://historiasescoteiras.blogspot.com
    http://vado1941.blogspot.com
    lá voce encontra o endereço dos demais
    As suas ordens sempre, Sempre Alerta

    ResponderExcluir
  2. Marcão! Se eu não venho ver não vejo que fez isso! Ai ai ai, menino! Tem de avisar! Bão demais! Gostei muito disso de "ser Jesus numa moto"! (: Amo-te!

    ResponderExcluir
  3. Essa diferença de desejo e sonho... realmente me fez pensar na vida xD

    Muito interessante!

    Beijoo

    Ah, sou amiga da Dalila! rsrsrs

    ResponderExcluir