quinta-feira, 25 de março de 2010

Chiclete Encefálico

Pensar. O que é pensar? Já pensou nisto? Chegou a alguma conclusão? Se acha que sim, reveja seus conceitos, pois foi preciso pensar para concluir. Aliás, de fato não concluiu, o que nos leva a crer que o raciocínio pode até ser autossuficiente, mas não autoexplicativo. Ou seja, a compreensão do universo que interage conosco não passa de válvula de escape para fugirmos de nosso "universo interior". De fato, as pessoas, de um modo geral, buscam mais por entendimentos externos do que o entendimento de sua própria existência. No fim das contas, há uma relação íntima entre ambas as compreensões. O mundo que nos cerca existe, certo? Bem, se considerarmos "existir" como tudo aquilo que captamos através dos sentidos, sim. Mas e aquilo que existe independentemente de nossa constatação? Como podemos ter certeza que aquela montanha ainda estará lá quando dermos as costas? No fundo, nossa vida é uma fábrica de suposições, e vivemos acomodados em uma realidade muito convincente, até que aprendemos o significado da palavra "pensar" - ou ao menos pensamos isto.
O ato de pensar - não o pensar real, mas aquilo que entendemos como tal - transforma nossa rotina "filosófica" em uma grande arcada dentária, que mastiga impiedosamente nosso cérebro como se fosse uma goma de mascar. De tal modo, a cada dia que passa, nosso cérebro perde o gosto, e parece não haver nada mais de bom ali dentro. Mascamos com mais força na ânsia de expremer os últimos vestígios de algo que não seja a simples massa cinzenta e deformada, marcada pela furiosa degustação de nossas mentes.
O "Chiclete Encefálico" não é um blog sobre isto ou aquilo. Mas um blog que tenta discutir sobre "o que nos faz pensar nisto ou naquilo". Não é filosofia, não é física, nem matemática... e ao mesmo tempo é tudo isso. Não é uma página para descarregar minhas mágoas ou decepções, já existem umas poucas pessoas (a quem agradeço) que se prestam a este serviço sujo. Mas aqui será um almoxarifado amontoado de pensamentos tão complicados quanto se consiga - e tão simples quanto se queira.

Um comentário:

  1. Amei o título do seu blog, ou melhor,amei o seu blog todo maninho.
    Siga o meu tb oks?

    bjukas

    ResponderExcluir